INSTITUTO CONSTRUINDO PONTES
O Instituto Construindo Pontes conecta mães em situação de vulnerabilidade a Advogadas parceiras, garantindo acesso à justiça com dignidade.
Somos uma ONG independente que atua na defesa jurídica de mães em situação de vulnerabilidade. Nosso objetivo é garantir acesso jurídico completo a mães que enfrentam abandono, violência, negligência ou conflitos familiares — e que não têm condições de pagar por um advogado particular.
Conectar mães em situação de vulnerabilidade a advogadas comprometidas com a justiça social, viabilizando atendimento jurídico digno com o apoio de empresas parceiras. Trabalhamos para oferecer suporte jurídico viável a mães que, de outra forma, estariam desassistidas.
Desenvolver um modelo de articulação entre sociedade civil, setor privado e profissionais do direito, capaz de ampliar gradualmente o acesso jurídico a mães em situação de vulnerabilidade.
O Mãe Cidadã é o principal projeto do Instituto Construindo Pontes. Ele conecta mães em situação de vulnerabilidade social a advogadas que atuam com honorário social, garantindo acesso jurídico completo e digno.
O atendimento é viabilizado por empresas parceiras que financiam os custos advocatícios por meio de contribuições mensais. Além disso, algumas empresas também podem oferecer esse benefício às mães que fazem parte de suas próprias equipes — ampliando o impacto para dentro e fora da organização.
Modalidade 1 – Apoio Social:
A empresa financia o atendimento de mães da comunidade em situação de vulnerabilidade.
Modalidade 2 – Apoio Duplo:
A empresa apoia mães da comunidade e também estende o benefício às mães funcionárias da própria empresa.
Todas as empresas apoiadoras recebem:
Selo Empresa Amiga da Mãe Cidadã
Certificado digital e físico de reconhecimento institucional
Troféu exclusivo (entregue anualmente como reconhecimento social)
Divulgação no site e Instagram do Instituto
Nossa rede é formada por advogadas que atuam com responsabilidade social, oferecendo atendimento jurídico completo em demandas familiares. São profissionais que compreendem a realidade de mães que enfrentam disputas judiciais, muitas vezes desassistidas, e que constroem com elas caminhos de dignidade, autonomia e justiça.
Mães solo enfrentam barreiras na garantia de direitos aos filhos
https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2025-05/maes-solo-enfrentam-barreiras-na-garantia-de-direitos-aos-filhos
Proteção e Justiça: O caminho das mães solo contra o abandono afetivo
https://www.migalhas.com.br/depeso/405737/protecao-e-justica-o-caminho-das-maes-solo-contra-o-abandono-afetivo
Projeto inclui violência processual na Lei Maria da Penha
https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/noticias/projeto-inclui-violencia-processual-na-lei-maria-da-penha
Violência vicária: uma análise jurídico e social
https://revista.provitima.org/ojs/index.php/rpv/article/view/107